PESQUISA



Pesquisa Avançada

PRÓX. LANÇAMENTOS

* NOVO TELEFONE (21) 2557-3960

comprovantes pgto enviar por e-mail (beatriz@anep.com.br)

A Esquemateca Vitória fechou. O Sr pode tentar mandar e-mail para o Jone( jone-fs@hotmail.com)

fone 21 2516-0802) ou Vivo(21) 99748-8419 (Whatsapp). Endereço: Rua Alexandre Mackenzie 40 Centro –

20221-410 Rio de Janeiro, RJ

A pessoa que recebeu o acervo da ESBREL já conseguiu digitalizar parte do material. Ele se chama

J R Mano-manorc1@manorc.com.br. (51) 9731-1158 (WhatsApp)

Tem também uma firma em Caxias chamada EPEL fone(21) 2772-4838 (atepel@atepel.com.br) que vende esqu

Endereço: Av Duque de Caxias 190 loja Centro -25070-070 Duque de Caxias, RJ

NEWSLETTER

Fique sabendo das novidades da Editora Antenna através do nosso Newsletter!

Cadastre-se aqui!

SEJA NOSSO AUTOR

Venha ser um autor da Editora Antenna! Para obter maiores informações a respeito, clique aqui.

ENQUETE

Como você chegou até nosso site?


Resultados


CADASTRO

Seja nosso cliente e aproveite todas as vantagens do site!

Cadastre-se agora!

LOGIN

REVISTAS

DETALHES DO LIVRO



Visão Sistêmica da Qualidade


Felipe Araújo Calarge



260 páginas - 1ª edição - 2001


ISBN: 8588098067


Formato: 14 x 21


Referência: ART-06-7


R$50,00       


indicar para um amigo


Nos últimos anos a palavra qualidade tem sido sinônimo de sucesso ou fracasso para muitas organizações, fruto da capacidade que cada uma tem de interpretar adequadamente o conceito da qualidade. Dentro de um contexto impulsionador e estimulador de profundas transformações, em nome da qualidade têm-se alterado padrões, expectativas, exigências, comportamentos econômicos e sociais, criando-se e consolidando-se novos paradigmas. E a ampliação dos limites de abordagem tem feito com que a qualidade abandone o conceito relativo ao simples ato de controlar produtos e processos, evoluindo para uma visão sistêmica da gestão da qualidade que abrange toda a organização. Dessa forma, como a qualidade pode ser melhor gerida nas organizações? Ela é realmente um fator de vantagem competitiva para as empresas? E se for, é possível avaliar o seu desempenho?

Este livro traz à tona estas discussões tão atuais, apresentando uma proposta de um modelo de visão sistêmica da qualidade, o qual está estruturado pelos desejos e atributos de seus clientes. Em seu desenvolvimento utilizou-se a abordagem do Projeto Axiomático, estabelecida em função de axiomas, corolários e teoremas, com o objetivo de se desenvolver o que se denomina de “boas práticas de projeto” na construção de um modelo de visão sistêmica da qualidade. Também explora a utilização do modelo desenvolvido no auxílio à avaliação de desempenho suportada pela abordagem do Balanced Scorecard, bem como uma análise comparativa do modelo proposto com alguns sistemas da qualidade utilizados na indústria automobilística, como a ISO9001, QS9000, AVSQ94, EAQF94 e VDA6.1. As considerações sobre os benefícios e problemas verificados no desenvolvimento do modelo de visão sistêmica da qualidade e da utilização da abordagem do Projeto Axiomático na área da Gestão da Qualidade, possibilitam verificar dois aspectos importantes que merecem a atenção do leitor: o primeiro indica a possibilidade de se desenvolver um sistema de gestão da qualidade que permita contemplar atributos e requisitos dos clientes (internos e externos) de uma organização; e o segundo estabelece a possibilidade de se avaliar o desempenho e eficácia de um sistema de gestão da qualidade, verificando-se a capacidade deste sistema em atender aos atributos e requisitos dos clientes.

Capítulo 1 - Introdução

A necessidade de se abordar sistemicamente o conceito de qualidade nas organizações Metodologia para estruturação da Visão Sistêmica da Qualidade
A estrutura de apresentação dos capítulos deste livro

Capítulo 2 - Mercados globalizados implicam em empresas reestruturadas
A atual necessidade de reestruturação das empresas
O conceito de estratégia empresarial: do tradicional às novas proposições
A Visão da Empresa Baseada em Recursos
A questão da análise estratégica de recursos intangíveis
A questão ambiental como fator de vantagem competitiva das empresas

Capítulo 3 - A Qualidade como fator de vantagem competitiva para as organizações
Qualidade: algumas definições, conceitos e abordagens
O conceito de Gestão da Qualidade Total
A Gestão da Qualidade Total visando vantagens competitivas para a empresa
A certificação de sistemas da qualidade
Visões contrastantes: qualidade certificada versus qualidade total
A Gestão da Qualidade Total aplicada a pequenas e médias empresas
A Gestão da Qualidade aplicada em mercados globalizados

Capítulo 4 - Uma metodologia para estruturar um Modelo de Visão Sistêmica da Qualidade
A abordagem do Projeto Axiomático: aspectos históricos e característicos
Conceitos e fundamentos principais do Axiomatic Design
Axiomas, corolários e teoremas da abordagem do Axiomatic Design

Capítulo 5 - O desenvolvimento de um modelo enfocando a Visão Sistêmica da Qualidade
Definição e caracterização dos atributos dos clientes
Determinação de requisitos funcionais e parâmetros de projeto de 1° nível da estrutura hierárquica
Estabelecimento do 2° nível da estrutura hierárquica
Estabelecimento do 3° nível da estrutura hierárquica
Estabelecimento do 4° nível da estrutura hierárquica
Estabelecimento do 5° nível da estrutura hierárquica
Estabelecimento do 6° nível da estrutura hierárquica
Estabelecimento do 7° nível da estrutura hierárquica

Capítulo 6 - Aspectos Aplicativos e desdobramentos da Visão Sistêmica da Qualidade
A avaliação de consistência do Modelo de Visão Sistêmica da Qualidade
Priorização para implementação das soluções propostas pelo
Modelo de Visão Sistêmica da Qualidade
A Visão Sistêmica da Qualidade conjugada à abordagem estratégica da organização
A aderência do Modelo de Visão Sistêmica da Qualidade com alguns sistemas da qualidade aplicados ao setor automotivo

Capítulo 7 - Abrangência de aplicações da Visão Sistêmica da Qualidade
Desenvolvimento e aplicação da abordagem do Axiomatic Design em outras áreas
Aspectos aplicativos da Visão Sistêmica da Qualidade

Felipe Araújo Calarge - Felipe Araújo Calarge é graduado em engenharia mecânica pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas (SP) e em ciências econômicas pelo Instituto de Economia da Unicamp. Mestre e Doutor pela Unicamp, Felipe fez cursos de aperfeiçoamento e treinamento em processos de fabricação no Japão, com auxílio da JICA Japan International Cooperation Agency). É professor da faculdade de engenharia mecânica da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba (SP), onde atua na graduação como supervisor de estágios dos cursos de engenharia e como professor convidado do programa de pós-graduação em engenharia de produção. É ainda pesquisador do Núcleo de Manufatura Avançada, do Programa de Núcleos de Excelência, da Escola de Engenharia de São Carlos (SP).
>> Site: http://


LEIA TAMBÉM


Do Mesmo Tema:


Aplicações não Convencionais do Desdobramento da Função Qualidade

Qualidade: Enfoques e Ferramentas


Copyright © 2006 Antenna Edições Técnicas - Produzido por Marcelo S. Macedo
Av. Marechal Floriano, 151 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20080-005
Tel: (21)2223-2442 - Fax: (21)2263-8840