Antenna
Edição 1206/2007
Téc. Reparador
Edição 2006/2007
Automação
Edição nº.1/2006
Edições Anteriores
Energia Eólica Ricardo Aldabó 366 páginas - 1ª edição - 0 ISBN: 8588098709 Formato: 17x24 Referência: ART-70-9 |
O aporte financeiro anual nas áreas de geração e distribuição de energia elétrica é estimado em U$ 800 bilhões, no mundo. A eletricidade é considerada insumo fundamental para o desenvolvimento econômico e social. Apesar disso, 2 bilhões das 5,7 bilhões de pessoas no mundo não têm qualquer acesso à eletricidade.
A demanda mundial por eletricidade cresce rapidamente, mesmo considerando os impactos negativos que acompanham algumas formas de geração convencional, tais como a nuclear e a de combustível fóssil. Tudo isso conduziu à necessidade da geração de eletricidade alternativa, com os produtores considerando os recursos renováveis para suprir a demanda sem agregar poluição ambiental.
Outro fator estimulante para novas fontes de energia alternativa é a desregulamentação das atividades do mercado de energia elétrica, que incrementa o desenvolvimento de pequenos produtores e também a competitividade entre as grandes concessionárias.
O armazenamento também representa um desafio econômico quando comparado com as outras formas de energia disponíveis. Mesmo com essas desvantagens, a energia eólica constituí-se atualmente numa importante fonte alternativa de energia.
O plano para o estabelecimento de energia alternativa depende das políticas energética, ambiental e industrial de uma nação. Nesse contexto, a política do desenvolvimento da energia eólica depende basicamente de três fatores:
Estabelecimento de objetivos para o desenvolvimento da energia eólica nos países que dispõem desse potencial.
Eliminação das barreiras e subvenções a outras fontes de energia que prejudicam as fontes renováveis.
Colocação em marcha de mecanismos internacionais que permitam abrir e dinamizar novos mercados para a energia eólica.
Este livro apresenta os conceitos e formas de aproveitamento da energia eólica, como fonte de geração de eletricidade. O combustível do sistema de energia eólica é o vento; o movimento do ar nan atmosfera terrestre. Ele é gerado principalmente pelo aquecimento da superfície da Terra nas regiões próximas ao Equador e pelo resfriamento nas regiões próximas aos polos. O vento é influenciado pela rotação da Terra, o que provoca variações sazonais na sua intensidade e direção.
Ricardo Aldabó - Ricardo Aldabó Lopez é formado em Engenharia Eletrônica, trabalhando em manutenção e desenvolvimento de projetos na área de Geração Hidrelétrica da Companhia Estadual de Energia Elétrica, Rio Grande do Sul, desde 1980. Autor dos livros “Sistemas de Redes para Controle e Automação” (Editora Book Express – Rio de Janeiro – 2000); e pela Artliber – São Paulo: “Qualidade na Energia Elétrica” (2001), “Gerenciamento de Projetos” (2001) e “Energia Solar (2002); artigos na área de projetos e eletrônica com aplicação dirigida a cursos técnicos de nível médio e superior.
>> Site: http://